Quantas vezes você já viu escrito nas embalagens dos alimentos a frase “Não contém Glúten” e ficou se perguntando se deveria ou não optar por essa opção livre da substância, não é mesmo? A dieta livre de glúten é essencial para aqueles que têm a doença celíaca – uma restrição alimentar que impede o consumo saudável de glúten.

Mas, primeiramente, o que é o glúten? Ele nada mais é do que uma proteína de tamanho grande, formada por duas proteínas menores chamadas gliadina e glutenina. Ele é encontrado junto ao amido, em cereais como trigo, centeio, aveia, cevada, triticale e malte.

Consumi-lo faz mal?

O problema em consumir alimentos que possuem glúten não está nessa proteína em si, mas sim nas outras características desses alimentos. As opções ricas em glúten são bastante energéticas. Como a energia é armazenada no corpo em forma de gordura, o consumo exagerado desses alimentos pode levar ao aumento de peso, obesidade e posteriormente ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares crônicas.

Há aqueles que não podem consumir glúten pois têm intolerância à substância. Indivíduos com essa doença tem uma reação anormal à ingestão de glúten. O corpo acaba liberando substâncias como a citosina, que danifica e atrofia a parede do intestino delgado. Se não houver um acompanhamento ou um controle da alimentação, essa doença pode levar à morte.

Para quem não pode ou para quem não quer consumir o glúten, o Livro Bem Comer Bem Viver traz 300 receitas muito saborosas, sem glúten, sem lactose e sem açúcar!

Porque comer de forma saudável não significa passar fome e muito menos comer mal! Para comprovar e adquirir seu livro, basta clicar aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *